segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PROJETO LETRAMENTO LITERÁRIO

     O Projeto Letramento Literário está sendo desenvolvido na escola, na turma do 5º Ano "A", matutino, pela voluntária do Projeto Amigos da Escola, Roseane Idalino, estudante dos cursos de Pedagogia – UFRN e Ciências da Religião – UERN, desde 22/07/11. O Projeto tem por objetivo desenvolver o letramento literário conhecendo as influências que a literatura infanto-juvenil pode ter na formação ética dos alunos a partir das reflexões realizadas por eles.
     O trabalho tem como fio condutor a obra “História de Tia Nastácia” de Monteiro Lobato. Serão realizados 23 encontros, com 2h de duração, as sextas-feiras.
     No primeiro encontro, os alunos conheceram a biografia de Monteiro Lobato, as suas principais obras e foi apresentado o livro que irá conduzir o trabalho, quem fez as ilustrações, ano em que foi escrito, etc. Nos encontros seguintes, a  metodologia utilizada  será a leitura de um conto do livro, respeitando os momentos de pré-leitura, leitura e pós-leitura, momento de reflexão com os alunos e atividade relacionada com o tema em discussão.
    Este projeto com foco em incentivo a leitura, vem contribuir para a formação leitora do aluno, o despertar do desejo pela leitura literária e a construção da identidade crítica do aluno. 
     Desejamos um bom trabalho a todos os envolvidos no projeto, que todos os objetivos sejam alcançados, e que a leitura literária seja uma prática cotidiana, seja na escola ou em casa.






3 comentários:

  1. Parabéns, Roseane,

    Espero que os frutos desse projeto sejam muitos! Abraço,

    Araceli

    ResponderExcluir
  2. Parabéns minha irmã!
    Contine assim, uma pessoa muito batalhadora e que busca seus objetivos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Rose!
    É de Professores assim que precisamos!!!
    Muito sucesso!

    ResponderExcluir