segunda-feira, 8 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

     O Curso de Educação Ambiental e Sustentabilidade, promovido pelo IFRN, Projeto da Pró-Reitoria de Extensão, na responsabilidade do professor Samir Cristino Souza, Heleriany de Medeiros Madeiros e Mizziara Marlen Matias de Paiva, para os educadores da escola, que acontece duas vezes ao mês, aos sábados, muito tem contribuído para a reflexão sobre a temática ambiental. Os encontros são ricos de informações, dinâmicas de grupo e reflexões sobre nossas atitudes cotidianas frente aos problemas ambientais, possibilitando a aquisição de conhecimentos e habilidades através de um processo dinâmico, participativo, integrador, contextualizado, para que possamos aplicar na escola, com os alunos, de forma interdisciplinar os conhecimentos adquiridos.

“Estamos todos juntinhos.
O grupo está contente.
Aprendendo os valores,
Sobre o Meio Ambiente.”

Poesia da professora Benedita Marinho

Professor Samir e o grupo de educadores da escola


Estudamos “Cidadania e Ética Ambiental”, “Educação, Ecologia e Saúde Mental”, “As Quatro Ecologias de Leonardo Boff: Ambiental, Social, Mental e Integral” e “A Ecologia do Corpo”. Os temas abordados nos permitem desenvolver a nossa consciência ambiental para o desenvolvimento de atitudes e condutas de cidadania, preservação ambiental e qualidade de vida. E conseqüentemente, desenvolver trabalhos na escola voltados para a EA, para além de informações e conceitos, desenvolvendo nos alunos atitudes, formação de hábitos, ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos necessários para um comportamento ambientalmente correto.
A professora e poeta Benedita Marinho sempre brinda o grupo com suas  poesias ecológicas.
" O Alerta do Planeta Terra"
 Estamos aprendendo Danças Circulares, que são danças antigas, sagradas, de diversas partes do mundo utilizadas para celebrar, energizar, meditar. Hoje são utilizadas no contexto educacional para promover a sensibilização, a integração do grupo, a reflexão sobre o trabalho em equipe, a conexão com a mente, trabalhar a expressão  corporal, a união do grupo, a harmonização, a concentração,  etc. A música nos transporta para um estado de leveza, bem-estar e alegria, gerando um fluxo de energia ao dançarmos de mãos dadas em círculos, harmonizados, felizes. 




Um comentário: