segunda-feira, 14 de novembro de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA - CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

  O Curso de Atualização em  Educação Ambiental e Sustentabilidade oferecido pela Pró-Reitoria do IFRN aos educadores (equipe gestora, professoras, funcionárias e monitoras do Programa federal Mais Educação) da E. E. Presidente Café Filho, desde maio, entra em uma nova etapa, que contempla os planejamentos de cada educador, de modo que a Educação Ambiental perpasse todo o Currículo, tornando-se uma rotina em todas as atividades pedagógicas da escola.
     A primeira etapa do Curso contemplou  aulas com vídeos, leituras, reflexões, discussões, rodas de conversas, dinâmicas, danças circulares e oficinas pedagógicas.
MESA FRATERNA
NOSSA POETA AMBIENTALISTA: BENEDITA MARINHO
                                     OFICINAS DE RECICLAGEM

   PRODUTO FINAL: Um aconchegante ninho para a atividade   "Diário de meus passarinhos"
                                                        
                                                           RODA DE CONVERSA

           
         Este curso tem proporcionado a todos os participantes um novo repensar sobre a Educação Ambiental, a partir de uma visão da fraternidade ecológica, e da nossa grande responsabilidade na formação do ecocidadão, tão necessário nos dias atuais, diante de tantos problemas ambientais criados pela própria humanidade. Todos nós somos responsáveis e temos que desenvolver a nossa consciência ecológica e planetária. "Pensar globalmente e agir localmente" esta é a proposta da Agenda 21. Mobilize, faça campanha, use os 4 R: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, enfim, colaborar com ações de cidadania.
Veja como é fácil ser um ecocidadão:
  • Recicle: separe o lixo seco do orgânico, papel, vidro, metal, plástico, pilhas e baterias;
  • Reaproveite os materiais, desenvolva a criatividade, crie coisas novas e bonitas;
  • Exija a coleta seletiva em seu bairro;
  • Economize água durante a lavagem de louças, o banho, a lavagem do carro e feche a torneira enquanto escova os dentes ou se ensaboa. Não lave a calçada. Use a vassoura! lembre-se a água é um bem público e pode acabar!
  • Não contamine o solo, os rios, lagos, lagoas e o mar. Use a rede de esgotos.
  • Economize energia elétrica. Faz bem para o planeta e para o seu bolso!
  • Verifique se há vazamento em canos da sua casa, torneira pingando, caixa d'água com problema, vazamentos na encanação da rua, e avise a Companhia de saneamento da sua cidade. Tome providências!
  • Conheça os projetos de Educação Ambiental da sua cidade, do seu bairro, da escola do seu filho e participe!
  • Exija educação ambiental nas escolas, temos que formar a criança para ser um ecocidadão desde pequena.
  • Não jogue o lixo, por menor que seja, no chão. Ele se junta a outros e vira um problemão, entupindo bueiros, esgotos e gerando transtornos em dias de chuva. Lixo no Lixo!
  • Cuide das Praças, dos canteiros e jardins, das calçadas, estes espaços públicos pertencem a todos, e todos são responsáveis!
  • Denuncie aos órgãos públicos, todo ato de agressão ao meio ambiente.
 Faça a sua parte, não é tão difícil cuidar, preservar, conservar e proteger o nosso meio ambiente. Basta apenas mudança de hábitos  e novas atitudes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário