sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SELO ESCOLA SOLIDÁRIA

      O Instituto Faça Parte criou em 2003, o Selo Escola Solidária, em parceria com o MEC (Ministério da Educação e Cultura), CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação), UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com o objetivo de identificar, reconhecer e fortalecer as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.
     O Selo acontece a cada dois anos e este ano está em sua 5ª Edição (fonte http://www.facaparte.org.br/selo-escola-solidaria).
    A Escola Estadual Presidente Café Filho inscreveu o projeto   socioeducativo "Qualidade de Vida na Horta Pedagógica", em desenvolvimento desde de 2010, para concorrer ao Selo Escola Solidária 2011. O resultado foi publicado pelo Instituto Faça Parte em São Paulo, dia 12/09/11, e entre as 3.030 escolas contempladas, o projeto foi reconhecido e a escola recebeu o título de Escola Solidária 2011. Parábens a todos os envolvidos no Projeto e as pessoas que motivaram a inscrição!


   O Projeto Qualidade de Vida na Horta Pedagógica  tem criado um ambiente favoravel à reeducação alimentar das crianças, introduzindo-as como parte integrante do meio ambiente, valorizando o consumo de alimentos orgânicos, livres de contaminação por agrotóxicos, que não agridem o meio ambiente, nem a saúde. Utilizando técnicas de compostagem, adubo orgânico e o manejo de solo. Os alimentos produzidos na horta possuem uma maior quantidade de vitaminas, minerais e cálcio, essenciais para o desenvolvimento humano. 
      O Projeto em Ação:
              Alunos do 4º ano "A", professora Monique









Programa Mais Educação na Horta Pedagógica



           As atividades na Horta Pedagógica, seja nas aulas do turno regular, ou no Tempo Integral, tem contribuido para a formação de valores como colaboração, participação, solidariedade e o trabalho coletivo, educando as crianças para os cuidados com o meio ambiente.

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