terça-feira, 3 de maio de 2011

PROGRAMA FEDERAL MAIS EDUCAÇÃO


O Programa Federal Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, Ministério da Educação e executado em parceria com as Secretarias de Estados - prevê a permanência do aluno por até sete horas na escola, através da ampliação da jornada escolar em três horas diárias, por meio de atividades educativas e acompanhamento pedagógico. Essa oferta educativa acontece por meio de atividades optativas nas escolas públicas contempladas, que foram agrupadas em Macrocampos, como acompanhamento pedagógico, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Direitos Humanos, Cultura e Artes, Cultura Digital, Prevenção e Promoção da Saúde, Educomunicação, Educação Científica e Educação Econômica. Para o desenvolvimento de cada atividade escolhida, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio. O objetivo maior desse Programa é que as escolas possam atender sua clientela dentro da perspectiva de educação integral, com atividades previstas dentro do Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP).
     O Programa teve início na Escola Estadual Presidente Café Filho em outubro de 2009, com a participação de 120 alunos, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, desenvolvendo oito atividades socioeducativas em Letramento, Matemática, Xadrez, Capoeira, Dança, Futsal, Horta Escolar e Rádio Escolar. Em 2010, foi solicitado o corte de duas atividades, podendo ficar com seis atividades obrigatórias para todos os alunos.  Retirou-se a atividade da Rádio Escolar, permanecendo o Xadrez na Oficina de Matemática. Os alunos também participam de atividades promovidas por voluntários do Projeto Amigos da Escola. É importante ressaltar o quanto o Programa Mais Educação e o Projeto Amigos da Escola tem contribuído para a melhoria da escola, para a aprendizagem dos alunos e a credibilidade da comunidade escolar. A Escola agradece ao Programa e seus monitores, aos Parceiros e voluntários do Projeto Amigos da Escola pela grande contribuição dada em 2010. Desejamos que em 2011 possamos juntos continuar Fortalecendo a Escola Pública em busca de uma Educação de Qualidade!
RETROSPECTIVA DO PROGRAMA EM  2010




OBJETIVOS DAS ATIVIDADES

LETRAMENTO
 Desenvolver a leitura do mundo através da leitura da palavra escrita. Produção, expressão e interpretação de diversos textos e discursos culturais, exercitando a prática social da linguagem (escrita e leitura). Conhecer a relação e a integração entre oralidade, escrita e letramento. Variação lingüística e juízo social: o preconceito linguístico.




MATEMÁTICA
Desenvolver a compreensão dos processos básicos da construção do pensamento lógico-matemático, resolução de problemas cotidianos por meio dos conhecimentos matemáticos. Potencialização de uma aprendizagem matemática significativa, contemplando a interdisciplina com outros campos do saber escolar.


XADREZ TRADICIONAL
Desenvolver a capacidade intelectual e do raciocínio-lógico promovendo a observação, reflexão e análise de problemas e busca de soluções, a socialização, a inclusão e a melhoria do desempenho escolar.



 CAPOEIRA
Incentivo à prática da capoeira como motivação para desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes, enfatizando os seus aspectos culturais, físicos, éticos, estéticos e sociais, a origem e a evolução da capoeira, seu histórico, fundamentos, rituais, músicas, cânticos, instrumentos, jogo e roda e seus mestres.



DANÇA
Organização de danças coletivas (regionais, clássicas, e modernas) que permitam apropriação de espaços e ritmos e possibilidades de subjetivação de crianças, adolescentes e jovens. 



FUTSAL (Futebol de salão)
Promover o desenvolvimento de habilidades e fundamentos do futsal por meio de jogos que capacite a criança a resolver os problemas que se apresentem no jogo; como perceber, antecipar ações (no plano mental) e tomar decisões. Os jogos devem atender aos seguintes objetivos: atender o desejo da criança, motivar a criança a aprender, a desenvolver a inteligência tática, favorecer as trocas sociais, a facilitar o desenvolvimento moral e não excluir a técnica.


HORTA ESCOLAR
Implantação da horta como um espaço educador sustentável, que estimule a incorporação, a percepção e a valorização da dimensão educativa a partir do meio ambiente, bem como produza aprendizagens múltiplas e significativas.

                           OFICINA DE COMPOSTAGEM - EMATER - O8/12/2010



 ROTINA DO PROGRAMA
LANCHE - ATIVIDADES - BANHO - ALMOÇO - DESCANSO






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