domingo, 24 de junho de 2012

FESTA JUNINA 2012

 Com muita animação e festejando o Centenário de Luiz Gonzaga - o "Rei do Baião", a Escola Estadual Presidente Café Filho realizou nesta sexta-feira, 22/06, das 14h às 18h, o "Arraiá do Rei do Baião", na área de Lazer Sota-Voga, do Hotel de Trânsito Chapéu de Couro, do 7º Batalhão de Engenharia de Combate, Nova Descoberta. O tema da festa junina deste ano, teve como objetivo homenagear os 100 anos de Gonzagão, o Rei do Baião. Temática trabalhada através de Projeto Pedagógico, que resgatou a cultura nordestina através do legado de Luiz  Gonzaga, da sua história, suas músicas, danças e do seu amor pelo sertão nordestino.  
    Apesar da chuva que caiu o dia inteiro, o Arraiá foi um sucesso! Pais, alunos, amigos e toda a comunidade escolar esteve presente neste encontro da cultura junina regada a Sanfoneiro, Xote, Xaxado, Baião, Forró, comidas tipicas, brincadeiras e Saudades do Rei do Baião. 
                                        VIVA SÃO JOÃO E VIVA GONZAGÃO!   
Começo da Festa:   


   

        
O Arraiá continua.....

.

domingo, 17 de junho de 2012

2º DIA TEMÁTICO DO PROJETO AMIGOS DA ESCOLA


   Através da Leitura e em ritmo de Festas Juninas, festejando o Centenário de Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião" a  Escola Estadual Presidente Café Filho, realizou o 2º Dia Temático do Projeto Amigos da Escola  "O Valor da Leitura", sexta-feira, dia 15 de junho de 2012, com um SARAU LITERÁRIO VIDA E OBRA DE LUIZ GONZAGA, das 15h às 17h. O Sarau teve exposição de trabalhos, apresentações de Biografia, curiosidades, coral, danças, música e violão com os voluntários de Música Janiere e Vânia.   


     
 
Coordenadora Eliane Barros e voluntário Janiere
     
     

        Agradecemos a todos que colaboraram neste 2º Dia Temático, na realização do Sarau Literário, principalmente aos voluntários do Projeto Janiere e Vânia, e as professoras voluntárias Monique, Livânia, Ivonete e Larissa. OBRIGADO!!!

sábado, 9 de junho de 2012

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2012

   Faz parte da programação anual da  Escola Estadual Presidente Café Filho a realização da Semana do Meio Ambiente, com proposta de diversas atividades ecológicas, que trabalhem os valores socioambientais de Preservação, Conservação, Proteção, Recuperação, Diversidade, Respeito à Natureza, Redução e Reciclagem, através de Oficinas, Palestras, Gincanas, Ação Ambiental, e muita reflexão sobre o Meio Ambiente. Este ano realizamos a programação de 4 a 6 de junho, realizando as seguintes atividades:
04/06/2012 -8h30 - Roda de Leitura com a turma do Letramento: Texto: "Atitudes Ecológicas"
                                        Monitoras Benedita (Letramento) e Vanessa (Dança)
9h40 - ABERTURA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
                     
                                                                                                                             A coordenadora Eliane Barros fazendo a abertura e a sensibilização ambiental, seguida da apresentação da equipe do IFRN, que irá trabalhar com as turmas inserindo atividades de Educação Ambiental em todas as áreas do Conhecimento e um Recital Ecológico apresentado para as crianças.

                  Equipe do IFRN: Nadine, Fernanda, Mizziara e Joana e professoras

05/06 -  Dia Mundial do Meio Ambiente - A escola foi convidada a participar da Abertura Oficial da Semana do Meio Ambiente na Secretaria de Educação (SEEC/RN) -" A Rio+20 também é aqui", evento organizado pela SUEF - Subcoordenadoria de Ensino Fundamental e pelo NEA - Núcleo de Educação Ambiental, na Exposição de Trabalhos e na Apresentação oral de experiências exitosas.  A SEEC enviou ônibus para a escola levar 25 alunos, do 4º e 5º ano e equipe da escola.

 Monitora Benedita, Diretora Maria Selma, voluntária Aparecida, alunos, coordenadora Eliane e professora Thaise subindo a rampa da SEEC.                                                           
                                                          
                                             Exposição da Escola Estadual Presidente Café Filho


06/06/2012 - II GINCANA ECOLÓGICA COMANDADA PELA EQUIPE DO IFRN

sábado, 2 de junho de 2012

ENCERRAMENTO DO MÊS MARIANO

    É tradição na E. E. Presidente Café Filho a realização do Projeto Mariano, desenvolvido durante o mês de maio, idealizado pela professora aposentada, voluntária do Projeto Amigos da Escola e atual Monitora de Letramento, Benedita Marinho. Este projeto é realizado dentro de uma visão ecumênica e tem por objetivo resgatar e manter vivo nos corações das crianças os valores maternos de amor, carinho, compreensão, solidariedade, respeito e perdão. Valores transmitidos através do imenso amor de Maria, a Virgem Santíssima.
    A culminância do Projeto Mariano aconteceu nesta quinta-feira, 31 de maio de 2012, com apresentações e a Coroação de Maria. Foi um momento lindo, de reflexão e interiorização, emocionando todos os presentes.
    A Programação começou às 16h, com o Momento Cívico, Arriamento da Bandeira Nacional.
  Todos no Pátio, em harmonia, a coordenadora pedagógica Eliane Barros fez a abertura, seguida de reflexão e sensibilização, para que as crianças sentissem e valorizassem esse momento de paz interior, fé e vivência ecumênica tão necessária nos dias atuais.

          Apresentação de um Poema em forma de Literatura de Cordel retratando os Valores Maternos.

 
As crianças anjos preparam-se para a Coroação.
O anjo Gabriel unge cada criança....


                                                      COROAÇÃO
Seguem para a Capelinha...
             E oram a Nossa Senhora, Rainha da Paz e Mãe Celestial
Fazem seus pedidos, oferecem flores, agradecem as bençãos, 
                               cantam e aplaudem a Mãe Maria Santíssima.
Agradecemos a todos os que colaboraram e participaram deste momento de homenagem a Nossa Senhora,   em especial a linda família do Sargento Barros, que de maneira oportuna representou a Santa Família.                       Nosso muito obrigado!