terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MURO MÓVEL DE ESCALADA DO IFRN

O Muro Móvel foi um sucesso na EXPOTEC! Alguns alunos receberam instruções e com todo cuidado e segurança tentaram  fazer a escalada no muro vertical. Apenas dois alunos se destacaram na escalada: Matheus e William do 5º ano "B". Matheus ultrapassou a metade do Muro, e William fez a escalada completa, com muita habilidade e competência.  
ESCALADA DE WILLIAM
                                              NO TOPO
                                         APLAUSOS DA PLATÉIA
                                             DESCENDO....

                                                               
                                                             WILLIAM

  A proposta das aulas de campo é de proporcionar novas vivências, ampliando as possibilidades de compreensão de novos conhecimentos, além de favorecer a socialização dos alunos em novos ambientes, contribuindo para a sua formação cidadã. As visitas a EXPOTEC 2011 muito contribuiu para  ampliação da capacidade de observação e participação de todos. Foi gratificante ver a alegria, a motivação e o interesse das crianças nas visitas aos stander da EXPOTEC: perguntando, observando, participando e principalmente aprendendo! 
 A Escola Estadual Presidente Café Filho agradece ao IFRN, em especial ao professor Samir Cristino de Souza e as alunas  Heleriany de Medeiros Madeiros e Mizziara Marlen Matias de Paiva, pelo lindo e necessário Curso de Educação Ambiental dado aos nossos educadores e as nossas crianças, e por todo apoio oferecido à escola para a realização das aulas passeios ao IFRN. Nosso muito obrigado!
 Agradecemos também a todos que direta e indiretamente colaboraram para a realização dessa ação educativa. Obrigado! 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CERTIFICADO DO CURSO DE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

   Na manhã do dia 16 de dezembro no stander da escola, na EXPOTEC, professoras, monitoras e  coordenadora pedagógica da Escola Estadual Presidente Café Filho receberam do Prof. Msc. Luís Antônio Soares de Araújo, Diretor de Extensão, o Certificado do Curso de Educação Ambiental e Sustentabilidade, realizado no período de 14 de maio a 10 de dezembro de 2011, desenvolvido pelo Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade e Complexidade, projeto da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, com carga horária de 60h/aula.
      

  
Prof. Samir Cristino de Souza faz a abertura do Momento de Entrega dos Certificados do Curso 
Prof. Msc. Luís Antônio Soares de Araújo entrega os Certificados do Curso de Educação Ambiental e Sustentabilidade ao grupo presente na EXPOTEC 2011
                                        Professora Simone
                                                     Professora Monique
     Monitora de Matemática do Programa Federal Mais Educação:   Luciana
                                Monitora de Horta Escolar do Programa Federal Mais  Educação:   Irismar
                                       Professora Fernanda
                                         Coordenadora Pedagógica: Eliane
                                           Professora Cibele
      Monitora de Letramento do Programa Federal Mais Educação:
                                        Benedita Marinho
 Cordéis Ecológicos da poeta e professora Benedita lançados na EXPOTEC
Alegria das crianças: nossa satisfação!
   A diretora Maria Selma de Souza não compareceu ao evento por motivo de compromisso com a 1ª DIRED em um Encontro de Gestores nos dias 14, 15 e 16/12/11.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

2ª VISITA A EXPOTEC

     Dando continuidade a visitação na EXPOTEC 2011, a escola realizou mais dois passeios no dia 16/12/11, um pela manhã, de 8h às 11h, com as quatro turmas do turno matutino de 2º ao 5º ano, e à tarde a partir das 14h com as turmas do 3º e 5º ano, com participação da Coordenação da escola, professoras, monitoras do Mais Educação e voluntários (as).
                                      VISITA - MANHÃ

                                
 STANDER DA ESCOLA



    



 CONTINUA... AGUARDE!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

1ª VISITA A EXPOTEC 2011

    A Escola Estadual Presidente Café Filho em parceria com o IFRN, através da Pró-Reitoria de Extensão e do professor Samir Cristino de Souza, que coordenou o Curso de Educação Ambiental e Sustentabilidade para os educadores da escola em 2011, teve a oportunidade de participar da Exposição Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Natal-Central do Instituto Federal do RN - EXPOTEC, evento anual realizado nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2011, com a finalidade de divulgar a produção científica, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Divisão de Extensão do Campus, para apresentações de Trabalhos de alunos e servidores do Instituto, como: Resultados de Pesquisas, Projetos de Extensão, Exposição de novos produtos tecnológicos ou serviços, Experimentos Científicos e Práticas Laboratoriais (Fonte: Portal IFRN). 
     Os alunos do 2º ao 5º ano dos turnos matutino e vespertino participaram da visitação a EXPOTEC, nos dias 15 e 16/12/11, com muita alegria e disposição para adquirir novos conhecimentos.
     1ª Visitação na tarde do dia 15/12, com a participação das turmas do 2º ano "B" e 4º "B", turno vespertino, professoras Livânia e Ivonete, Coordenadoras Célia e Eliane, monitoras do Mais Educação Benedita e Irismar, voluntário do Projeto Amigos da Escola, Janiere. 
O IFRN disponibilizou ônibus para o translado das crianças até a EXPOTEC diariamente.


         
MURO MÓVEL
ANIMAÇÃO PARA PARTICIPAR






quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PARCERIA IFRN

    É bom lembrar o envolvimento, a motivação de toda a escola e do trabalho desenvolvido através da parceria com o IFRN na organização da Feira de Ciências 2011, para a realização de uma Feira bem bonita e dinâmica. A escola teve um stander na EXPOTEC 2011 com exposição de alguns trabalhos da Feira e apresentação do trabalho desenvolvido com a equipe de educadores da escola durante o Curso de Educação Ambiental e Sustentabilidade (abril a dezembro/2011). Para este ano, a parceria com o IFRN continuará, com projeto da Pró-reitoria de Pesquisa, com Bolsistas, que desenvolverá trabalhos de Educação Ambiental no cotidiano da escola, planejando com professores e vivênciando as atividades com os alunos. Professor Samir Cristino de Souza continuará dando este suporte pedagógico para nossa Instituição.

ALUNOS TRABALHANDO COM ORIENTAÇÕES DAS ALUNAS DO IFRN - MÔNICA E HELERIANY






domingo, 8 de janeiro de 2012

AULA PASSEIO NO BARCO ESCOLA

  O Projeto de Meio Ambiente Rio Potengi, desenvolvido anualmente na Escola Estadual Presidente Café Filho, desde 2009, teve a sua culminância  em novembro de 2011, com a realização de duas aulas passeios no  Barco-Escola Chama-Maré, para as turmas de 4º e 5º ano.
    Diante dos problemas ambientais gerados pelas atitudes humanas de desrespeito ao meio Ambiente, e que tem causado degradação em ambientes, como é o caso do Rio Potengi, tema central deste Projeto permanente na escola, que trabalha as questões ambientais, com ênfase na importância desse rio para o Estado do Rio Grande do Norte, e em especial para a cidade do Natal. A culminância do projeto é realizada em parceria com o Projeto Barco-Escola Chama-Maré, cujo objetivo é levar a sociedade natalense a descobrir as potencialidades, a história, a geografia e a beleza desse rio e ao mesmo tempo ensinar sobre Educação Ambiental, despertando a consciência ecológica de todos que participam dessa aula maravilhosa ministrada durante todo o percurso.
    Vale lembrar, que o Rio Potengi é o principal rio do nosso estado, nasce no município de Cerro-Corá, no interior do estado, percorre 176 quilômetros até chegar a sua foz no município de Natal, para desembocar no oceano Atlântico. E sofre todo tipo de agressão ambiental desde do crescimento da cidade, que despejava e continua a despejar todo tipo de efluente em suas águas, por falta de saneamento básico e das indústrias instaladas nas margens do rio, que lançam grande carga de poluentes quimícos e biológicos, contribuindo para a degradação e poluição ambiental do rio, já tendo causado grave desastre ambiental, prejudicando a qualidade de vida do ecossistema do rio e da população ribeirinha, que retira o seu sustento do pescado, seja consumindo-o ou comercializando-o.
    Nossos alunos precisam desenvolver e se envolver com esses problemas ambientais, para que por meio dessas vivências eles possam defender o meio ambiente, ter posturas, hábitos e atitudes socialmente corretas de respeito e  proteção ao meio ambiente.         .


ORIENTAÇÕES






 POLUIÇÃO

FIM DA AULA PASSEIO



     A Escola agradece as equipes do Barco-Escola e do NEA - Núcleo de Educação Ambiental da SEEC/RN, por mais esta oportunidade dada aos nossos alunos, Obrigada!