sexta-feira, 24 de junho de 2011

NOSSA FESTA JUNINA 2011

Foi realizada na tarde do dia 21/06/11, a Festa Junina da Escola "ARRAIÁ DA PRESERVAÇÃO", na Área de Lazer Sota-Voga, no Hotel de Trânsito Chapéu de Couro do 7º BECmb. 
Veja só que alegria, que beleza de Arraiá!
Na Festa Junina da Escola Estadual Presidente Café Filho no Arraiá da Preservação, teve comida, brincadeira, Sanfoneiro e muita animação, e a presença do Tenente-Coronel José Ramalho Vaz de Britto Neto, Comandante  do 7º Batalhão. Nossos pequenos apresentadores comandaram a programação, com muita rima e alegria no Arraiá da Preservação...
Fazendo a chamada das turmas o 1º Ano é quem começou, com a dança do "Pagode Russo" trazendo muita animação!

E a nossa festa continuou com muita dança e brincadeira, trazendo o 2º Ano vespertino "Os Olhinhos de Fogueira"!
Depois veio o 2º e 3º Ano matutino animá a festança com o hino do Nordeste a tradicional "Asa Branca".
E lá veio o 3º Ano vespertino o "Xote Ecológico" apresentar, a responsabilidade é nossa, vamos da natureza cuidar!
Para reforçar a mensagem, o "Xote Ecológico" do 4º e 5º Ano matutino veio denunciar: tão destruindo a natureza, os animais, a água e o ar.
Olha que festança boa, vamos todos aproveitar, o 4º e 5º Ano vespertino veio a sua dança mostrar!
O desfile dos candidatos a Rei e Rainha do Milho vamos agora mostrar, mas somente um Rei e uma Rainha coroados foram no Arraiá.
O ganhador do Balaio Junino, foi um aluno do matutino que a sorte veio brilhar e o Balaio levar.
Terminada as atrações, vamos as equipes mostrar que através do  trabalho coletivo veio o Arraiá organizar.



Agradecemos de coração ao nosso grande Parceiro o 7º BECmb, e a participação de todos os presentes no "Arraiá da Preservação", com a sua colaboração! E a toda comunidade escolar e aos Amigos da Escola que vieram no Arraiá ajudá. Obrigado pessoá!




domingo, 19 de junho de 2011

ATIVIDADE NA HORTA COM OS ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Os alunos do 2º e 3º ano do turno matutino, no contraturno, do Programa Mais Educação participam das aulas práticas na Horta Pedagógica, realizando as tarefas com muito interesse e motivação. Faz gosto ver a animação das crianças na realização das tarefas. 
Monitor Soldado Janiere Dantas

                                                                  saída da escola
                                                  chegada na salinha de Educação Ambiental
                                                            Recebendo orientações
                                                          Formando os grupos de trabalho
                                     Aguardando a vez de cada grupo ser conduzido ao seu canteiro
                                         Os grupos trabalham fazendo manejo de solo nos canteiros


                                                   Conversando sobre a função do adubo

sábado, 18 de junho de 2011

COLHEITA NA HORTA PEDAGÓGICA -14/06/11

 O Projeto Qualidade de Vida na Horta Pedagógica visa incentivar as crianças a ter uma alimentação saudável, aprendendo a consumir alimentos orgânicos, com maior quantidade de cálcio, minerais e livres de agrotóxicos, a utilizarem frutas, legumes, verduras, raízes, tubérculos (ex.batata) e cereais. As aulas teóricas e práticas desenvolvidas na Horta contribui para a conscientização ambiental, integrando as crianças ao meio ambiente e a valorizar uma alimentação saudável, adquirindo novos hábitos alimentares que promoverá mais saúde e qualidade de vida.
O plantio realizado na Horta Pedagógica começa a dar resultados. Por enquanto estamos colhendo coentro, cebolinha e beterraba. A macaxeira, a batata doce, o feijão, a cenoura, o jerimum, estão se desenvolvendo. Foi realizado também o plantio de bananeiras, melancia, acerola, mamão e novo plantio está sendo feito diariamente.






quinta-feira, 16 de junho de 2011

TEATRO DE MAMULENGO CAERN

Continuando o trabalho de conscientização ambiental, foi realizado nesta terça-feira, 14/06/11, às 8h30, uma apresentação do Teatro CAERN, que através do Teatro de Mamulengo ensina o uso correto da água, evitando nos lares o desperdício. As crianças aprenderam e se divertiram com a apresentação da história de uma família que aprende fazer o uso racional da água, em várias situações da vida doméstica.













 

domingo, 12 de junho de 2011

ENCERRAMENTO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA -06 à 10/06/2011

  Durante toda a semana, a Escola Estadual Presidente Café Filho realizou diversas atividades e oficinas com o tema Educação e Valores Socioambientais: Preservação, Conservação, Proteção, Redução, Recuperação, Diversidade, Respeito à Natureza, Redução, Reutilização e Reciclagem. Todos esses valores foram trabalhados em todas as turmas, com os objetivos de despertar nas crianças a consciência ambiental, desenvolver a sensibilidade ambiental,  resgatar a relação de harmonia, solidariedade e respeito com a natureza e valorizar o meio ambiente em que estamos inseridos, realizando ações que visem à sustentabilidade ambiental na escola e no seu entorno, de acordo com a proposta da Agenda 21 "Pensar globalmente, agir localmente", com atitudes corretas de educação e cidadania. 
A Educação Ambiental tem sido uma preocupação constante na escola, e trabalhada desde da virada do milênio. Para intensificar o trabalho com as crianças, o tema da Feira de Ciências deste ano, em novembro será "Meio Ambiente".
  Participaram do encerramento da Semana do Meio Ambiente,10/06/11, às 8h30min, representante do Comando do 7º BECmb, Ana Maria Policarpo (Poliana - Escritora, poetisa e artista plástica/SP), voluntários, alunos, professoras, monitores do Programa Federal Mais Educação, pais e toda a equipe da escola. 
  Após cerimonial de abertura, foi o momento das apresentações culturais: Grupo de Dança do Programa Federal Mais Educação - monitora Mariana, Música Ecológica com Soldado Janiere e Banda (militares do 7º BECmb) e Momento Literário com a Escritora Ana Maria Policarpo. Terminado este momento, foi servido o lanche e realizado as seguintes oficinas: Arte Visual, Coleta Seletiva de Lixo, Desenho e Pintura, Conhecendo Livros de Ecologia na Salinha Literária, Arte Musical e Inclusão Digital. 
   O almoço foi ao som do Soldado Janiere e Banda e durante à tarde, a programação prosseguiu com alguns imprevistos, sendo realizadas as oficinas de Pintura com guache retratando a Mata nativa, Vivendo valores através da Dança, Oficina de Música, Capoeira e Prática Esportiva nas quadras de esportes. 
Agradecemos o apoio e colaboração dos nossos Parceiros 7º BECmb e IFRN, Voluntários, amigos e toda equipe da escola que contribuíram para a realização desta Semana do Meio Ambiente. Obrigado!
Veja as imagens deste dia: 10/06/2011

   
                                                 OFICINAS





                               OFICINA DE INCLUSÃO DIGITAL E MEIO AMBIENTE

                                                              OFICINA DE DANÇA


                                                          OFICINA DE CAPOEIRA


                                                            OFICINA DE PINTURA



 PLANTE, CUIDE, PROTEJA, CONSERVE, PRESERVE, RESPEITE, REDUZA, REUTILIZE, REPENSE, RECICLE.......ENFIM,  NOSSA ATITUDE PODE MELHORAR O PLANETA!















  


PALESTRA DO PROJETO TAMAR

        A Escola Estadual Presidente Café Filho recebeu no dia 9/06/11, às 14h30, a equipe do Projeto TAMAR, Lourival e Micaele, para a realização de uma Palestra sobre o trabalho desenvolvido pelo projeto, de conservação e preservação das tartarugas marinhas.
       O Projeto TAMAR (TA – tartaruga e MAR –marinha), criado em 1980, desenvolve um trabalho socioambiental nas comunidades costeiras, realizando pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção, em uma área de 1.100km de praias, abrangendo nove Estados brasileiros.
      O Projeto TAMAR faz parte do Programa Brasileiro de conservação das Tartarugas Marinhas, executados pelo Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas – Centro Tamar, vinculado à Diretoria de Biodiversidade do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade – ICMBio – órgão do Ministério do Meio Ambiente.
Conheça mais o Projeto visitando o www.tamar.org.br. 






quinta-feira, 9 de junho de 2011

Terceiro dia da Semana do Meio Ambiente 2011

Dando prosseguimento as atividades da Semana do Meio Ambiente do dia 08/06/11, realizamos  pela manhã com a turma do 5º Ano "A" uma Sensibilização Ambiental através de uma caminhada ecológica com coleta de lixo no entorno da escola, percorrendo o muro da escola, o Bosque dos Eucaliptos e as quadras esportivas. O lixo recolhido foi  em sua maioria papel, copo descartável, garrafa pet, papel de confeito e de biscoito. Lembramos que estamos dentro de uma área de Preservação Ambiental e que adultos e crianças tem que desenvolver o hábito de jogar o lixo no lixo. Durante a caminhada os alunos foram conversando e recebendo orientações quanto a necessidade da coleta seletiva, da preservação do meio ambiente e do tempo de decomposição do materiais jogados no meio ambiente por falta de educação, de respeito e principalmente por não cumprir com seu dever de Cidadão. 
Veja o tempo de decomposição dos materiais :

Material
Tempo de Degradação
Latas de Aço
10 anos
Alumínio
200 a 500 anos
Cerâmica
Indeterminado
Chicletes
5 anos
Cordas de nylon
30 anos
Embalagens Longa Vida
Até 100 anos (alumínio)
Embalagens PET
Mais de 100 anos
Esponjas
Indeterminado
Filtros de cigarros
5 anos
Isopor
Indeterminado
Louças
Indeterminado
Luvas de borracha
Indeterminado
Metais (componentes de equipamentos)
Cerca de 450 anos
Papel e papelão
Cerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos)
Até 450 anos
Pneus
Indeterminado
Sacos e sacolas plásticas
Mais de 100 anos
Vidros
indeterminado
























Fonte: Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo

A atividade foi encerrada com orientação de higiene e da lavagem correta das mãos.

Atividades da Tarde: a Palestra do Projeto TAMAR foi adiada para o dia 09/06, às 14h.
As turmas continuaram desenvolvendo trabalho sobre o meio ambiente e o 4º Ano "B", apresentou uma dramatização sobre Coleta Seletiva. 

                                                          NOSSO MEIO AMBIENTE
                 Caminhada Ecológica - 5º Ano "A" - Professora Cibele e a Coordenadora Eliane
Jogando o LIXO no LIXO

                                                                                                                      
              
 Apresentação da Oficina de Dramatização  COLETA SELETIVA -  4º Ano "B" - Professora Ivonete














quarta-feira, 8 de junho de 2011

Segundo dia de Atividades da Semana do Meio Ambiente 2011


 07/06/2011: Atividades realizadas:
- Lançamento dos Projetos “Escola Limpa - Meio Ambiente Sadio” e Projeto “Vamos cuidar do Jardim Escolar?” - Equipe Gestora

- Oficina de Criatividade com papel crepom: Confecção de Painel Coletivo sobre Horticultura - alunos do Mais Educação - Coord. Eliane
- Concurso de desenho no 2º Ano "A" - Professora Fernanda
-  Oficinas nas salas de aulas
- Montagem de maquete: Feirinha de Produtos Orgânicos - 2º Ano “B” – Profª Livânia
Realizamos as atividades de Educação Ambiental programadas, durante todo o dia, com algumas alterações promovida pela chuva, mas com resultados positivos, confira nas imagens:

 Turma do 3º Ano "A" - Professora Luciana
 Turma do 4º Ano "A" - Professora Monique

 Turma do 5º Ano "A" - Professora Cibele

 Turma do 2º Ano "A" - Professora Fernanda

 Tema da Oficina de Desenho


 Trabalho final do 3º Ano "A"

 Lançamento dos Projetos nas Turmas: 3º Ano - Coordenadora Eliane Barros
 Oficina de Criatividade com alunos no contraturno - Mais Educação - Coord. Eliane


 Turma do 2º Ano "B" - Professora Livânia - Oficina na Horta Pedagógica

                                                         Entrada da Horta Pedagógica
                                                               Cenoura e Cebolinha
                                                   
                                                                     Beterraba
                                                                           Macaxeira
                                                                          Bananeira

                                                                    Plantação de feijão


                                                                 Os primeiros feijões

 Montagem da Feirinha de produtos orgânicos


                                                                 Concluindo os trabalhos