sábado, 30 de abril de 2011

PELOTÃO DA PAZ DO PROJETO AMIGOS DA ESCOLA

   Um dos objetivos do Projeto Amigos da Escola, da Rede Globo, para este ano de 2011, dentro da temática “Educação e Valores” é proporcionar iniciativas centradas na participação de alunos em projetos de voluntariado, que expandam o conhecimento deles, fortalecendo suas relações familiares, escolar e social.  Atendendo a este objetivo, resgatamos o Projeto Pelotão da Paz que atuou no Recreio Orientado do turno matutino no período de 2002/2006 com alunos voluntários. A finalidade de resgatar este Projeto deve-se a necessidade de ter colaboradores para dinamizar e organizar o Recreio e motivar os alunos para participarem de atividades voluntárias do Projeto Amigos da Escola, trabalhando valores como a paz, a responsabilidade, o respeito, a tolerância, a cooperação, a disciplina, a limpeza, entre outros. Participam do Pelotão alunos do 4º e 5ª Ano, em forma de rodízio, usam uma bata azul com a identificação do Pelotão. Os alunos começaram o trabalho no dia 18/04/11.
Durante o Recreio, os alunos desenvolvem as seguintes atividades:
·         Ajudam no Recreio Orientado, Integrando os alunos nas diversas atividades: jogos de mesa, boliche, pular corda, oficina de leitura, desenho, totó,bola de gude, futebol de botão, etc.;
·         Organizar as brincadeiras;
·         Fazer intervenção no caso de briga, sem usar de agressão física ou verbal;
·         Usar o diálogo como forma de resolver os conflitos;
·         Conscientizar os alunos da necessidade da convivência pacífica na escola;
·         Orientar os alunos para manter a escola limpa durante o recreio, colocando o lixo no lixo;
·         Participar das Atividades Voluntárias desenvolvidas na escola pelo Projeto Amigos da Escola.
·         Dar exemplo de respeito e civilidade para os colegas, em todos os momentos dentro e fora da escola;
·         Zelar do material escolar que ficar sob a sua responsabilidade durante o recreio;
·         Colaborar com as professoras na manutenção da Paz na sala de aula;
·         Trabalhar em forma de rodízio, em dois grupos de sete (7) voluntários. O 5º Ano na segunda, quarta e sexta-feira, e o 4º Ano na terça e quinta-feira.
Música do Pelotão: “PAZ PELA PAZ” de Nando Cordel




OFICINA DE PRÁTICAS ECOLÓGICAS

    A EMATER/RN realizou dia 28/04/11 uma Oficina de Práticas Ecológicas: “Armadilha para mosquitos: atitude de civilidade”, ministrada por Nísia Maria de Souza Cordeiro e a sua Equipe, na turma do 5º ano “A”, do turno matutino, professora Cibele.
     Os alunos aprenderam a fazer uma Mosquitérica, que tira do ambiente as futuras gerações de mosquitos. Essa armadilha atrai todos os tipos de mosquitos, inclusive o Aedes aegypti, causador da Dengue. E foi confeccionada usando os seguintes materiais: uma garrafa pet de 1,5 a dois litros, uma tesoura, uma lixa de madeira nº 180, um rolo de fita isolante preta, um pedaço (5x5 cm)de tecido chamado micro tule, quatro grãos de alpiste ou uma pelota de ração felina, ou cinco grãos de arroz. Cada aluno confeccionou a sua mosquitérica, seguindo o passo-a-passo durante a oficina, para ser instalado em sua casa, e se comprometeu em ensinar outras pessoas a fazer também a sua armadilha.
     Com muita informação, nossos alunos estão preparados para combater a Dengue, colaborando com a saúde pública em seu bairro através de atitudes simples como cuidar da limpeza da casa, não deixar pneus, embalagens, lixo, garrafas e recipientes que acumulam água, divulgar as informações recebidas, enfim, entrar na Campanha Todos Contra Dengue!





OS PRIMEIROS GIRASSÓIS

Para amenizar o efeito do vento nos canteiros da Horta Pedagógica, no dia 21 de fevereiro, durante uma ação voluntária do Projeto Amigos da Escola, os alunos do 5º Ano, com orientação da EMATER/RN realizaram um plantio de girassol, sorgo e milho para a formação do quebra vento da horta. Passados dois meses, começamos a perceber o quebra vento se formar:



domingo, 24 de abril de 2011

DIA DO ÍNDIO

Comemorar o Dia do Índio - 19 de abril, é refletir com as crianças a situação do indígena brasileiro na atualidade. Com a Constituição Federal de 1988, os povos indígenas conquistaram o direito a uma educação diferenciada, garantindo-lhes o ensino fundamental em língua portuguesa e o uso de suas línguas maternas. Esses povos, falam 180 línguas, são integrantes da sociedade brasileira, donos de uma cultura rica em tradições, com direitos à cidadania, aos seus territórios e a uma educação diferenciada que respeite as suas origens e as necessidades do mundo contemporâneo.
       Segundo dados do Censo Escolar de 2010, existem 2.836 unidades de ensino e 200 mil estudantes indígenas na Educação Básica. Todos lutando pelo direito de aprender e de preservar a sua cultura. Viva o Indígena brasileiro!
 Aula sobre os índios no 1º Ano - Professora Simone



       


quinta-feira, 21 de abril de 2011

Projeto da Sala de Leitura 2011


O Projeto literário 2011 da Salinha Literária - Temas e Murais - aborda a importância do sonhar e do aprender com a literatura, podendo partilhar opiniões e conhecimentos de valores através dos clássicos literários. É no prazer do encontro com a literatura que nossos pequenos leitores tem a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida, desenvolvendo a sua competência leitora.




Aula de Informática

  As aulas no Laboratório de Informática  tem por objetivo a inclusão digital dos alunos, promovendo o contato com o computador e como instrumento de apoio em todas as áreas do conhecimento. 




Momento Cívico

      Momento de cidadania, onde os alunos aprendem a cantar o hino nacional e a respeitar a Pátria.   Independente da Lei criada por Lincoln Portela (PR-MG), que determinou as escolas a obrigatoriedade de realizar o Momento Cívico, no mínimo, uma vez na semana,  e sancionada pelo presidente em exercício, José Alencar, e publicada no dia 21 de setembro de 2009, a Escola Estadual Presidente Café Filho sempre realizou esse momento nas quintas-feiras às 7h30, com o Hasteamento da Bandeira Nacional e execução do Hino Nacional e às 17h. o arriamento da bandeira.
   Momento Cívico no turno matutino


sábado, 16 de abril de 2011

Atividade de manejo na Horta,

        Os alunos  do 2º ano, da professora Fernanda, participaram de uma atividade de manejo na Horta e aprenderam a cuidar dos canteiros e colheram coentro.



Aula na Horta Pedagógica





Projeto Qualidade de Vida na Horta Pedagógica


     O Projeto “Qualidade de Vida na Horta Pedagógica” está sendo desenvolvido na Escola Estadual Presidente Café Filho em Parceria com a EMATER/RN.  Semanalmente, as  turmas têm uma aula na horta e as  turmas  do 5º Ano uma oficina nas quintas-feiras, às 8h, com a Coordenadora do Projeto Hortas Pedagógicas da EMATER/RN, Nísia Maria Cordeiro e os técnicos  Nazareno, Felipe e Alcione. O projeto tem por finalidade ensinar as crianças a se alimentar com qualidade, buscando nos alimentos orgânicos (livres de agrotóxico e agroquímicos) uma alimentação mais saudável, com mais nutrientes. Também ensiná-los a produzir esses produtos utilizando os princípios agroecológicos que respeita o uso do solo, da água, do ar, e de todos os recursos naturais disponíveis, incentivando a valorização, o equilíbrio e a harmonia que deve existir entre o homem e a natureza.






Projeto Dengue

   Em parceria com a Unidade de Saúde de Nova Descoberta, a Escola Estadual Presidente Café Filho vem desenvolvendo o Projeto Dengue, através de pesquisas, aulas teóricas e práticas, dramatização, confecção de cartazes, murais e muita informação trazida pela equipe do Posto de Saúde.
   As crianças se engajaram na Campanha de Prevenção da Dengue e estão aprendendo ações simples de combate ao mosquito aedes aegypti, como manter recipientes, como barris, tambores, caixas d’água, tanques e cisternas, devidamente fechados. Não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
 Vamos todos colaborar para interromper o ciclo de vida desse mosquito para evitar a transmissão e a contaminação!











quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia da Família na Escola 2011


   No dia 26 de março de 2011(sábado), das 8h às 11h30min, a escola realizou o Dia da Família na Escola, que foi a primeira mobilização nacional do ano do Projeto Amigos da Escola, da Rede Globo.Este evento teve como objetivos estimular a maior participação dos Pais na vida escolar de seus filhos e valorizar o papel da Educação, além de fortalecer a integração com a comunidade de entorno.
         Após a abertura, contamos com a seguinte programação: 
  • Conhecendo a Realidade Escolar: Apresentação da equipe escolar e dos voluntários, Regimento Escolar, Proposta Pedagógica, Projetos, Programas Federais, Atividades extraclasses, Parceiros, Desempenho em Avaliações Educacionais ( Prova Brasil e Provinha Brasil), mecanismos de Gestão Escolar, Assinatura do Termo do Livro Didático e recebimento do Livro.
  • Palestra sobre "Educação e Valores", tema de 2011 do Projeto Amigos da Escola, com a Advogada Cristiane de Figueiredo Pinheiro.
  • Lanche;
  • Giro nas Atividades da Escola - Esta atividade teve por objetivo envolver os pais nas atividades desenvolvidas nos ambientes em que os alunos estudam, se divertem, praticam esportes e participam de atividades extracurriculares, como Sala de Leitura: Salinha Literária, Laboratório de Informática, Horta Pedagógica e as Quadras de Esportes disponibilizadas pelo nosso Parceiro 7º BE Cmb.
         Foi gratificante ver os pais presentes na escola e principalmente na vida escolar de seus filhos. Esperamos que nossos próximos encontros bimestrais sejam tão satisfatórios quanto este Dia da Família na Escola 2011.








Plantio na Horta Pedagógica


Horta Pedagógica

A  Horta Pedagógica é o novo espaço de aprendizagem, um Laboratório Vivo,  onde os alunos da Escola Estadual Presidente Café Filho (EEPCF), sediada no 7º BE Cmb, alunos do Pelotão Esperança e soldados do Batalhão receberão ensinamentos da EMATER/RN sobre manejo e gestão agroecológica para produção de hortaliças, raízes e tubérculos em Projeto de Horta Urbana. 

  Oficina de Compostagem realizada em 08/12/2010 



sábado, 9 de abril de 2011

1ª Atividade do Projeto Amigos da Escola 2011


A Escola Estadual Presidente Café Filho em parceria com o 7º Batalhão de Engenharia  de Combate, a EMATER/RN e os voluntários do Projeto Amigos da Escola - realizaram no dia, 21/02/2011, a inauguração da Horta Pedagógica e da Salinha de Educação Ambiental, com uma atividade de plantio para a formação de um quebra vento nos canteiros, retomar as atividades de Educação Ambiental a partir da reflexão do tema da Campanha da Fraternidade 2011.
Esta atividade contou com a participação dos Parceiros, voluntários, pais, alunos do 5º Ano, professoras, representantes da SEEC/RN, do Governo do Estado e da cobertura da INTER TV Cabugi.
·         






sexta-feira, 8 de abril de 2011

Amigos da Escola

NOSSA ESCOLA

  A  Escola Estadual Presidente Café Filho, Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, está localizada na Rua Cel. Norton Chaves, dentro do 7º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro ( 7º BE Cmb),  no bairro de Nova Descoberta, CEP:59075-000, Natal, RN.
Contato: Telefone: (84) 3232-7878
              E-mail:eepresidentecafefilho@hotmail.com
Equipe Gestora: - Direção: Maria Selma de Souza
                         - Coordenação Pedagógica:
                             Eliane Barros de Figueiredo

MISSÃO DA ESCOLA: Promover um ensino aprendizagem significativo que propicie  ao educando uma formação global humana para o exercício da cidadania.
PARCEIROS: 7º BE Cmb e EMATER/RN
PROGRAMA FEDERAL MAIS EDUCAÇÃO: Educação de Tempo Integral, com atividades de Letramento, Matemática, Xadrez, Capoeira, Dança, Futsal e Horta Escolar.
GESTÃO DE VOLUNTARIADO: Através do Projeto Amigos da Escola, da Rede Globo, a escola  desenvolve vários Projetos com voluntários cadastrados na escola, desde 2009. Em 2010,  recebeu cobertura jornalística da INTER TV Cabugi, afiliada da Rede Globo na realização do 4º Dia Temático em novembro. O Projeto de Meio Ambiente realizado por voluntárias do Curso de Gestão Ambiental do IFRN,  foi assunto de uma matéria publicada no site do AMIGOS no dia 18/11. Em dezembro, o Projeto da Horta Pedagógica foi classificado como um dos seis melhores trabalhos desenvolvidos pelo Balanço Social do Projeto Amigos da Escola.
IDEB: 2011: 4,0